26 de março de 2011

ALFABETIZANDO: A IMPORTÂNCIA DAS
ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL





Estudos e pesquisas têm comprovado a importância das
atividades lúdicas, no desenvolvimento das potencialidades humanas das crianças,
proporcionando condições adequadas ao seu desenvolvimento físico, motor,
emocional, cognitivo, e social. Atividade lúdica é toda e qualquer animação que
tem como intenção causar prazer e entretenimento a quem pratica. São lúdicas as
atividades que propiciam a experiência completa do momento, associando o ato, o
pensamento e o sentimento. A criança se expressa, assimila conhecimentos e
constrói a sua realidade quanto está praticando alguma atividade lúdica. Ela
também espelha a sua experiência, modificando a realidade de acordo com seus
gostos e interesses.Na educação Infantil podemos comprovar a influência positiva
das atividades lúdicas em um ambiente aconchegante, desafiador, rico em
oportunidades e experiências para o crescimento sadio das crianças. Os primeiros
anos de vida são decisivos na formação da criança, pois se trata de um período
em que a criança está construindo sua identidade e grande parte de sua estrutura
física, socioafetiva e intelectual. É, sobretudo, nesta fase que se deve adotar
várias estratégias, entre elas as atividades lúdicas, que são capazes de
intervir positivamente no desenvolvimento da criança, suprindo suas necessidades
biopsicossociais, assegurando-lhe condições adequadas para desenvolver suas
competências. Todas as instituições que atendem crianças de 0 a 5 anos, deve
promover o seu desenvolvimento integral, ampliando suas experiências e
conhecimentos, de forma a estimular o interesse pela dinâmica da vida social e
contribuir para que sua integração e convivência na sociedade sejam produtivas e
marcadas pelos valores de solidariedade, liberdade, cooperação e respeito. As 
intuições infantis precisam ser acolhedoras, atraentes, estimuladoras,
acessíveis ás crianças e ainda oferecer condições de atendimento ás famílias,
possibilitando a realização de ações sócioeducativas.

As crianças necessitam receber nas instituições de
educação infantil:

Ações sistemáticas e continuadas que visam a fornecer
informações;

Realizar vivências através de atividades lúdicas;

Aprimorar conhecimentos.

São vários os benefícios das atividades lúdicas, entre
eles estão:

Assimilação de valores;

Aquisição de comportamentos;

Desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento

Aprimoramento de habilidades;

Socialização.

Quanto ao tipo de atividades lúdicas existentes, são
muitas, podemos citar:

Desenhar;

Brincadeiras;

Jogos;

Danças;

Construir coletivamente;

Leituras;

Softwares educativos;

Passeios;

Dramatizações;

Cantos;

Teatro de fantoches, etc.

As atividades lúdicas podem ser uma brincadeira, um
jogo ou qualquer outra atividade que permita tentar uma situação de interação.
Porém, mais importante do que o tipo de atividade lúdica é a forma como é
dirigida e como é vivenciada, e o porquê de estar sendo realizada.Toda criança
que participa de atividades lúdicas, adquire novos conhecimentos e desenvolve
habilidades de forma natural e agradável, que gera um forte interesse em
aprender e garante o prazer.Na educação infantil, por meio das atividades
lúdicas a criança brinca, joga e se diverte. Ela também age, sente, pensa,
aprende e se desenvolve. As atividades lúdicas podem ser consideradas, tarefas
do dia-a-dia na educação infantil.De acordo com Teixeira (1995), vários são os
motivo que induzi os educadores a apelar às atividades lúdicas e utilizá-las
como um recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem. Segundo Schwartz
(2002), a criança é automotivada para qualquer prática, principalmente a lúdica,
sendo que tendem a notar a importância de atividades para o seu desenvolvimento,
assim sendo, favorece a procura pelo retorno e pela manutenção de determinadas
atividades. Huizinga (1996), diz que numa atividade lúdica, existe algo “em
jogo” que transcende as necessidades imediatas da vida e confere um sentido à
ação.

Para Schaefer (1994), as atividades lúdicas promovem ou
restabelecem o bem estar psicológico da criança. No contexto de desenvolvimento
social da criança é parte do repertório infantil e integra dimensões da
interação humana necessária na análise psicológica (regras, cadeias
comportamentais, simulações ou faz-de-conta aprendizagem observacional e
modelagem).Toda a atividade lúdica pode ser aplicada em diversas faixas etárias,
mas pode sofrer intervenção em sua metodologia de aplicação, na organização e no
prover de suas estratégias, de acordo com as necessidades peculiares das faixas
etárias. As atividades lúdicas têm capacidade sobre a criança de gerar
desenvolvimento de várias habilidades, proporcionando a criança divertimento,
prazer, convívio profícuo, estímulo intelectivo, desenvolvimento harmonioso,
autocontrole, e auto-realização. O educador deverá propiciar a exploração da
curiosidade infantil, incentivando o desenvolvimento da criatividade, das
diferentes formas de linguagem, do senso crítico e de progressiva autonomia.
Como também ser ativo quanto às crianças, criativo e interessado em ajudá-las a
crescerem e serem felizes, fazendo das atividades lúdicas na educação Infantil
excelentes instrumentos facilitadores do ensino-aprendizagem.As atividades
lúdicas, juntamente com a boa pretensão dos educadores, são caminhos que
contribuem para o bem-estar, entretenimento das crianças, garantindo-lhes uma
agradável estadia na creche ou escola. Certamente, a experiência dos educadores,
além de somar-se ao que estou propondo, irá contribuir para maior alcance de
objetivos em seu plano educativo.








Angela Cristina Munhoz Maluf






Referências:


HUIZINGA, J. Homo Ludens. 4. ed. São Paulo:
Perspectiva, 1996.


MALUF, Ângela Cristina Munhoz - Brincar Prazer e
Aprendizado. Petrópolis, Rio de Janeiro, Vozes 2003.


_______Conheça Bem, eduque melhor- Crianças e
Jovens.Petrópolis, Rio de Janeiro, Vozes 2006


NEGRINE, Airton da Silva. A Coordenação Psicomotora e
suas Implicações. Porto Alegre. 1987.


PAPALIA, D. E., OLDS, S. W., O Mundo da Criança, Ed.
McGraw-Hill, São Paulo, 1981.


PIAGET, Jean. A Construção do Real na Criança. Trad.
Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.


________ O nascimento da Inteligência na criança.
Suíça. Editora Guanabara, 1987.


SCHAEFER (1994) -Play therapy for psychic trauma in
children. Em K.J. O´Connor & C.E. Schaefer Handbook of Play Therapy.
Advances and Innovations. New York: Wiley


SCHWARTZ, G. M. Emoção, aventura e risco - a dinâmica
metafórica dos novos estilos. In: BURGOS, M. S.; PINTO, L. M. S. M. (Org.) Lazer
e estilo de vida. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2002, p. 139-168.


TEIXEIRA, Carlos E. J. A ludicidade na escola. São
Paulo: Loyola, 1995.


Leia mais: http://educacaoatravesdaarte.blogspot.com/#ixzz1HlbtJABf

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