12 de outubro de 2012

PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA A MUSICALIZAÇÃO DE BEBÊS


TRABALHO DO MOVIMENTO E DO ESPAÇO

Objetivos das atividades
·       Contribuir para o desenvolvimento da consciência corporal do bebê.
·       Estimular a exploração do movimento e da locomoção espacial os sentidos: ver, ouvir, cheirar, tocar, ser tocado.
·       Estimular ações e observação;
·       Propiciar a interação na relação a dois e no grupo.




Atividade 1  OBSERVAÇÃO DO MOVIMENTO

Pesquisas comprovam que a estimulação cerebral é praticamente a mesma ao realizar uma atividade ou observar sua realização, assim, não hesite em mover-se e de dançar para que o bebê o observe.

1.     Coloque música de fundo, dance para o bebê de forma criativa, explorando diversos tipos de movimentos e níveis de movimentação corporal (baixo, médio e alto). Utilize músicas diversas com andamentos variados e sonoridades estimulantes.
2.     Utilize adereços, tecidos em sua dança, e tudo o mais que possa promover a estimulação multissensorial do bebê.

Atividade 2  BRINCADEIRA DE ESTÁTUA AO SOM DA FLAUTA-DOCE

“Havia um lugar muito bonito, cheio de flores e plantinhas que todos os dias dançavam movidos pela brisa suave...o som da flauta-doce será a brisa, quando ela parar de soar, as flores ficarão imóveis, esperando a brisa voltar...”

1.     Pequenas histórias como essa estimulam o imaginário dos bebês e das mamães, constituindo um estímulo para realizar a exploração do espaço e do movimento.
2.     Durante a brincadeira, aproxime-se dos bebês, que poderão estar no colo das mães, toque para eles bem pertinho.

Atividade 3  MOVIMENTO, LOCOMOÇÃO, SOM E SILÊNCIO COM GRAVAÇÕES

“Era uma vez uma folhinha bem verdinha que morava numa árvore
frondosa, cheia de galhos e flores. Esta árvore vivia no alto de uma montanha verdejante e esta montanha ficava num vale maravilhoso, onde corria um riacho cristalino e se sentia o perfume das flores. Todos ali eram muito felizes. Mas...todos os dias a tarde, aparecia um vento malvado, que sacudia aquela árvore, sacudia aquela montanha e de repente a folhinha se desprendia e saía voando, voando sem saber para onde ía. E de repente o vento malvado ía embora, e a folhinha caía no chão. Mas logo em seguida ele voltava- era um vento muito caprichoso- e levantava novamente a folhinha e a fazia voar por todo o  vale e de repente ía novamente embora...” (historinha extraída da Apostila do Módulo I de Iniciação e Sensibilização Musical

1.     Conte a historinha, deixe a música preparada, se os bebês tiverem locomoção poderão deixar-se cair ao chão nos silêncios, se estiverem no colo da mamães estas simplesmente paralizarão.

Atividade 4  SOM E SILÊNCIO – UTILIZAÇÃO DE ADEREÇOS

1.     Sente-se na roda com os bebês e mamães, para essa atividade se necessitará
alguns pompons coloridos.
2.     Quando soar a música, incentive os bebês a movimentar seus pompons, quando vier o silêncio incentive-os a esconder as mãozinhas para trás juntamente com os pompons.


Atividade 5  JOGO DE PRONTIDÃO COM MOVIMENTOS

1.     Execute motivos rítmicos livres e métricos num tambor ou outro instrumento de pele.
2.     Determine qual parte do corpo será trabalhada: mão, pé, bum bum, cabeça...
3.     A cada golpe seu no instrumento a parte do corpo escolhida deverá reagir, fazendo o que seu instrumento estiver sugerindo.
4.     Utilize muitos silêncios, crie expectativa, invente ritmos interessantes, use trêmolos, trinados, pulsações.
5.     Bebês maiores poderão também comandar o tambor.

Atividade 6  BRINCADEIRA DE RODA

Brincar de roda é sempre interessante para o bebê, ele tem a oportunidade de mover-se, de vivenciar a roda, sociabilizar-se, escutar o canto e executar as ações sugeridas pelo texto. As rodas serão lentas e repetitivas, bem ao alcance da compreensão do bebê. 



Um comentário:

  1. Oi Amiga!Estou passando para te desejar um Ano Novo Cheio de Paz,Amor,Saúde e Realizações!!!Bjussss e Fique com Deus

    ResponderExcluir