Brincadeiras e vaores humanos.
Desde
bem pequena a criança vai aprendendo a socializar com o mundo que a cerca,
através das relações cotidianas, dos brinquedos, jogos e brincadeiras.
bem pequena a criança vai aprendendo a socializar com o mundo que a cerca,
através das relações cotidianas, dos brinquedos, jogos e brincadeiras.
Com
isso aprende a lidar com sentimentos que nem sempre são agradáveis,
desenvolvendo aos poucos habilidades de como lidar com sentimentos
negativos.
isso aprende a lidar com sentimentos que nem sempre são agradáveis,
desenvolvendo aos poucos habilidades de como lidar com sentimentos
negativos.
Através dos jogos e brincadeiras entra em contato com o mundo
real, numa vertente imaginária, associando suas vivências aos problemas
envolvidos durante os mesmos.
real, numa vertente imaginária, associando suas vivências aos problemas
envolvidos durante os mesmos.
A gama
de valores que podem ser trabalhados durante os jogos e brincadeiras é bem
ampla. Podem entrar aspectos como confiança em si e no outro; tolerância, para
aceitar as diferenças e respeitar o outro como ele é e não como quer que seja;
humildade, esperando sua vez e aceitando suas derrotas e perdas; honestidade,
confiança em si e nos outros; generosidade e solidariedade, através do respeito
e do afeto das pessoas de seu convívio; cuidado, lidando com crianças mais novas
ou com crianças especiais; respeito, através da valorização de suas atitudes, o
que tem de bom para oferecer, o que tem em comum com os outros integrantes do
grupo; flexibilidade, através da relação consigo mesmo, sabendo ver e ouvir os
outros; criatividade, lidando com novas experiências e vivências, observando
exemplos; organização, observando a organização do espaço em que vive;
liderança, mantendo atitudes de dinamismo, que entusiasmem os outros
companheiros; laboralidade, gostar do que faz e assumir novos objetivos e
desafios.
de valores que podem ser trabalhados durante os jogos e brincadeiras é bem
ampla. Podem entrar aspectos como confiança em si e no outro; tolerância, para
aceitar as diferenças e respeitar o outro como ele é e não como quer que seja;
humildade, esperando sua vez e aceitando suas derrotas e perdas; honestidade,
confiança em si e nos outros; generosidade e solidariedade, através do respeito
e do afeto das pessoas de seu convívio; cuidado, lidando com crianças mais novas
ou com crianças especiais; respeito, através da valorização de suas atitudes, o
que tem de bom para oferecer, o que tem em comum com os outros integrantes do
grupo; flexibilidade, através da relação consigo mesmo, sabendo ver e ouvir os
outros; criatividade, lidando com novas experiências e vivências, observando
exemplos; organização, observando a organização do espaço em que vive;
liderança, mantendo atitudes de dinamismo, que entusiasmem os outros
companheiros; laboralidade, gostar do que faz e assumir novos objetivos e
desafios.
Algumas brincadeiras ajudam a desenvolver esses valores.
Oficinas de teatro ou faz de conta oportunizam o conhecimento de
si e do outro; montar jogos coletivos, como lego e quebra-cabeça, ajuda a
desenvolver a autoestima, as habilidades sociais, o humor, a cooperação e a
vencer obstáculos ou desafios; conversas informais, em rodas, onde cada
integrante relata um fato importante de sua vida, ajuda no conhecimento de si e
do outro; ouvir histórias faz a criança se colocar no lugar dos personagens,
refletindo sobre os sentimentos dos mesmos, seus medos e angústias.
si e do outro; montar jogos coletivos, como lego e quebra-cabeça, ajuda a
desenvolver a autoestima, as habilidades sociais, o humor, a cooperação e a
vencer obstáculos ou desafios; conversas informais, em rodas, onde cada
integrante relata um fato importante de sua vida, ajuda no conhecimento de si e
do outro; ouvir histórias faz a criança se colocar no lugar dos personagens,
refletindo sobre os sentimentos dos mesmos, seus medos e angústias.
À
medida que são estimuladas nas brincadeiras, as crianças vão conquistando espaço
de confiança para expor suas emoções, passando a lidar com os sentimentos dos
outros integrantes do grupo de forma saudável e harmoniosa.
medida que são estimuladas nas brincadeiras, as crianças vão conquistando espaço
de confiança para expor suas emoções, passando a lidar com os sentimentos dos
outros integrantes do grupo de forma saudável e harmoniosa.
Por Jussara de
Barros
Barros
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