Sugestões para realização de relatórios.
(imagem retiradas da net)
Relativamente à assimilação e fixação dos
conteúdos:
A criança é excelente, independente e realiza
todas as atividades.
A criança é boa na realização das actividades, mas tem
necessidade de consultar o educador.
A criança possui dificuldade, é
dependente do educador, mas realiza apesar de apresentar maior lentidão.
A
criança possui dificuldade, é extremamente dependente do educador, não consegue
realizar nada sozinho e não demonstra vontade em aprender.
Relativamente à concentração e atenção às explicações
em sala de actividades:
A criança é participativa.
A
criança é participativa, mas empolga-se demais o que às vezes atrapalha.
A
criança participa somente quando é solicitada.
A criança não participa da
aula. Demonstra apatia.
A criança é distraída, conversa e ainda atrapalha os
demais.
Quanto ao relacionamento
da criança com os colegas:
Relaciona-se bem com todos os
colegas.
Não se relaciona bem com os colegas, gosta de se isolar.
Não
se relaciona bem com os colegas, é agressivo.
Gosta de realizar trabalhos em
grupo.
Demonstra resistência em fazer trabalhos em equipa.
Quanto à
disciplina/regras:
A criança apresenta comportamento
excelente tanto em sala de actividades, como na fila.
A criança apresenta
comportamento excelente em sala de actividades, porém na fila, deixa a
desejar.
A criança conversa , porém acata às regras da sala.Uma chamada de
atenção é suficiente.
A criança é indisciplinada, cabendo ao educador
chamar-lhe a atenção em muitos momentos.
Relativamente aos
responsáveis:
- “necessitam” de atenção especial.
- são
participativos.
- são criteriosos, indagam bastante e acompanham o
desenvolvimento do filho.
- geralmente não acompanham as lições/estudo do
filho, porém participam das atividades.
- não são participativos e pouco
comparecem às atividades.
conteúdos:
A criança é excelente, independente e realiza
todas as atividades.
A criança é boa na realização das actividades, mas tem
necessidade de consultar o educador.
A criança possui dificuldade, é
dependente do educador, mas realiza apesar de apresentar maior lentidão.
A
criança possui dificuldade, é extremamente dependente do educador, não consegue
realizar nada sozinho e não demonstra vontade em aprender.
Relativamente à concentração e atenção às explicações
em sala de actividades:
A criança é participativa.
A
criança é participativa, mas empolga-se demais o que às vezes atrapalha.
A
criança participa somente quando é solicitada.
A criança não participa da
aula. Demonstra apatia.
A criança é distraída, conversa e ainda atrapalha os
demais.
Quanto ao relacionamento
da criança com os colegas:
Relaciona-se bem com todos os
colegas.
Não se relaciona bem com os colegas, gosta de se isolar.
Não
se relaciona bem com os colegas, é agressivo.
Gosta de realizar trabalhos em
grupo.
Demonstra resistência em fazer trabalhos em equipa.
Quanto à
disciplina/regras:
A criança apresenta comportamento
excelente tanto em sala de actividades, como na fila.
A criança apresenta
comportamento excelente em sala de actividades, porém na fila, deixa a
desejar.
A criança conversa , porém acata às regras da sala.Uma chamada de
atenção é suficiente.
A criança é indisciplinada, cabendo ao educador
chamar-lhe a atenção em muitos momentos.
Relativamente aos
responsáveis:
- “necessitam” de atenção especial.
- são
participativos.
- são criteriosos, indagam bastante e acompanham o
desenvolvimento do filho.
- geralmente não acompanham as lições/estudo do
filho, porém participam das atividades.
- não são participativos e pouco
comparecem às atividades.
É importante considerar, na construção do
relatório individual das crianças os seguintes critérios:
• A
avaliação deve sempre enfatizar os avanços e não os fracassos dos alunos.
Registrar o que a criança conseguiu e em que progrediu, nunca utilizar termos
pejorativos;
• Valorizar e registrar o desenvolvimento sócio-afetivo como:
participação, solidariedade, posicionamento diante das rodas de conversa
etc;
• Registrar a participação da criança nos projetos desenvolvidos na
sala;
• Deve-se proceder relação com o registro anterior, ou seja, dar uma
continuidade ao texto valorizando o que a criança aprendeu;
• Diversificar a
redação de uma criança para a outra, buscando ser fiel em suas colocações,
produzindo um texto narrativo e não em tópicos.
Sugestões para iniciar
relatórios:
Com base nos objetivos trabalhados no trimestre,
foi possível observar que a criança ...
Observando diariamente o desempenho
da criança, foi constatado que neste bimestre...
A partir das atividades
apresentadas, a criança demonstrou habilidades em...
Com base na observação
diária, foi possível constatar que a criança ...
Sugestões de possíveis abordagens para registro do
desenvolvimento cognitivo:
• a criança está desenvolvendo-se
gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e da escrita;
•
interpreta os textos trabalhados na sala sem maiores dificuldades;
• Constrói
o conceito lógico-matemático);
• a criança tem especial interesse nas
atividades matemáticas;
• É curioso, questiona e busca informações;
• Traz
para a sala informações de fontes diversas como: radio, tv, jornais e etc;
•
Compreende as relações existentes entre os elementos do meio ambiente;
•
Compreende a importância da preservação do meio ambiente para o futuro do nosso
planeta;
• Adota hábitos de cuidados com o corpo e com o ambiente;
• Nas
actividades orais demonstra desenvoltura...(ou inibição);
• Expressa o que
pensa relatando, argumentando, avaliando, relacionando, ordenando,
generalizando, concluindo...;
• Identifica e escreve seu nome completo (com
ou sem apoio na plaquinha de nome);
• Distingue letras na linguagem oral e
escrita;
• Já sabe que as letras são para escrever, porém ainda não sabe como
isso se processa;
Sugestões de
possíveis abordagens para registro da participação/convívio
social:
• Participa com interesse e produtividade;
• Boa
participação nas actividades realizadas em sala;
• Participação tímida nas
actividades em sala, embora tenha bom relacionamento com os colegas;
•
Demonstra atitudes críticas diante de acontecimentos conflitantes;
• É
criativo e comunicativo;
• Coopera com colegas e educora;
• a criança
demonstra interesse nas atividades propostas (mas realiza com autonomia?
Necessita da intervenção da professora ou dos colegas?);
• Ouve, reproduz e
transmite textos oralmente como histórias, recados, noticias entre outros;
•
Demonstra curiosidade em relação aos assuntos estudados;
• É cuidadoso e
rápido na execução das actividades desenvolvidas;
• Aceita sugestões da
educora e dos colegas;
• Manifesta suas opiniões com clareza e
objectividade;
• Contribui para a integração e o crescimento do grupo;
•
Demonstra inquietude e geralmente se envolve em questões referentes aos
colegas;
• Ainda não aceita as regras convencionadas pelo grupo;
•
Colabora na construção de regras;
• Interage com o grupo, ouvindo,
respeitando e se posicionando;
• Tem um bom relacionamento com os colegas e
mostra-se sempre pronto em ajudar;
• Reconhece as relações entre fala e
escrita;
• Explora várias formas de linguagens e diferentes tipos de suporte
textual para ampliação de informações;
• Ouve histórias e comentários
valorizando impressões afetivas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário