26 de março de 2011


RESENHA



LIVRO:  
MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO

AUTORA: MARIA DA GLORIA GOHN

EDITORA: CORTEZ,

ANO: 1999




Maria da Glória GOHN
é doutora
em Ciência Política pela USP, pós-doutora e mestre em
Sociologia, atua como pesquisadora da UNICAMP e pesquisadora nível I do CNPq,
também é autora de vários livros sobre Movimentos Sociais, dentre eles:
Movimentos Sociais e Redes de Mobilizações no Brasil
Contemporâneo (2010
); Movimentos sociais no início do
século XXI. Antigos e novos atores sociais
(2003) e
História dos movimentos e lutas sociais
(2001)



Em seu livro “Movimentos Sociais e Educação” a autora
oferece, com riqueza histórica, importantes informações sobre os movimentos
sociais que influenciaram a questão

educacional. A cada período de crise econômica houve uma reformulação da
educação, o que no início do capitalismo levou os pensadores e sociólogos como
Durkheim a buscarem respostas para compreender o desenvolvimento social e seus
problemas. No decorrer da história, o que era luta por subsistência passou a ser
luta por cidadania. Essas lutas levaram governantes e  representantes da
sociedade a criar propostas e reformas
educacionais.



Segundo GOHN foi a partir de movimentos populares e de
outras tendências sociais que transformações ocorreram na luta por melhorias na
educação brasileira. Representantes populares também se engajaram na luta por
melhorias urbanas através de movimentos populares, movimentos esses que tiveram
caráter educativo na medida em que levavam seus participantes ao conhecimento
histórico e à conscientização política, permitindo assim clareza no objetivo do
movimento, afirma a autora. Entretanto com o envolvimento de grupos intelectuais
na acessória dos movimentos populares perdeu-se o caráter educativo que tornava
o saber do povo politizado, gerando o aprendizado e a reflexão sobre si e seu
papel na sociedade através da prática dos movimentos populares.



GOHN cita autores como Florestan Fernandes, Gilberto
Freire, Caio Prado, dentre tantos outros que tratavam da identidade nacional e
do desenvolvimento social e educacional através de seus textos, além de autores
internacionais como Paul Singer, R. Aron, Satre e muitos outros que contribuíram
para a produção das ciências sociais no Brasil durante o período dos programas
sobre educação popular na América Latina. “A educação era um instrumento
apresentado como uma técnica, mas que na verdade tinha características
políticas” (p. 46)  ressalta a autora.



Ao aponta como fruto da ideologia política focada com
maior interesse na mudança econômica que em mudanças sociais, a diminuição da
educação popular e um aumento na publicação sobre movimentos sociais. E é ao
revelar a considerável perda de autonomia desses movimentos, já que a maioria de
seus representantes estavam ligados a partidos políticos ou dependentes de apoio
religioso, que GOHN identifica a crise nos movimentos populares à partir da
década de 1990. E a crítica da autora vai além, pois as ONGs que surgiram para
assessorar os movimentos populares reproduzem a linguagem político-partidária,
tomando o lugar da função pedagógica que havia no caráter educativo desses
movimentos.

           

Ao finalizar GOHN afirma que não é na assistência
paternalista da sociedade (referindo-se à política neoliberal dos anos 80)  e
sim na mudança no papel omisso das universidades que se encontram as soluções
pontuais imediatas para os problemas educacionais brasileiro,  através da
pesquisa-investigação, da geração de novos métodos e tecnologias em busca de
soluções para esses problemas  . GONH ainda diz que é chegada a hora dos
movimentos e da educação popular se reconciliarem, pois “é preciso consciência
da sociedade, ainda que a nível de senso comum, para que as normas e leis sejam
respeitadas e cumpridas” (p.68).





Resenha escrita por Nilc Rodrigues de Assis, Pedagoga em
formação
.



REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICA



ALVES, Rubem. A escola com que sempre sonhei : sem
imaginar que pudesse existir.
6 ed. (2003). Campinas : Papirus, 2001. 120
p.

GAVALDON, Luiza
Laforgia. Desnudando a escola: ensino
aprendizagem interação disciplina avaliação e muito mais
. São Paulo :
Pioneira, 1997. 84 p.

GOHN, Maria da
Gloria. Movimentos sociais e
educação
. 3 ed. São Paulo : Cortez, 1999. 117 p.

MEKSENAS, Paulo.
Sociologia da educação: uma introdução
ao estudo da escola no processo de transformação social
. São Paulo : Loyola,
2005. 144 p.


Leia mais: http://educacaoatravesdaarte.blogspot.com/#ixzz1Hlc72wiS

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